🌟 O MUF está em movimento!

🌟 O MUF está em movimento!

 

A equipe do Museu de Favela está se preparando para a atualização do PEDIMUF com uma série de 9 palestras imperdíveis sobre temas fundamentais para o nosso museu e o nosso território.

No dia 17/07/2025, o Museu de Favela teve a honra de receber Janaina Bemvindo (Jana Bemvindo) para a primeira palestra da atualização do PEDIMUF.

Jana compartilhou com a equipe do MUF a inspiradora experiência da Casa de Bambas, organização que cofundou com o  Mestre Jagunço, mostrando como tem sido a experiência de captação de recursos na organização e como  a capoeira e a cultura são ferramentas poderosas para a transformação social. 

As fotos registram a presença e o envolvimento da nossa equipe nessa troca tão importante para o fortalecimento do museu e do nosso território.

✨ Fique ligado! Vamos divulgar aqui nas redes todas as palestras dessa série que vai fortalecer ainda mais o MUF e nossa memória coletiva.

Este projeto foi aprovado no Edital de Chamada Pública  “Nossos Museus RJ” nº 05/24 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, SECEC-RJ, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB – Ministério da Cultura, Governo Federal.

Créditos: 

Coordenação de Comunicação: Mônica Souza

Preparação de Texto: Luíza Rosa

Design: Tamara Silveira

Imagem/Fotografia: Bruno Martins

Audiodescrição: Imagética Acessibilidade

#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo 

#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial

#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente

#PoliticaNacionalAldirBlanc

Audiodescrição:

1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais.  No bloco superior há, uma faixa horizontal com 7 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas, três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça, o mapa do Brasil, mãos unidas que formam um quadrado, um galo, um pavão, mãos unidas formando um coração, uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.

No bloco central, há uma faixa preta. Em letras amarelas, lê-se: Palestra 1. Em letras brancas: Captação de Recursos Financeiros. 

Abaixo, estão três fotos: 

1- Jana Bemvindo, é uma mulher negra com cabelos pretos cacheados na altura dos ombros, usa óculos de grau de armação escura. Está sentada ao lado de uma grande tela onde há um slide projetado. À frente dela, há cadeiras amarelas com mesas acopladas.

2.  Jana está em um grupo de pessoas que posa para a foto, alguns em pé, outras agachadas diante da tela e perto das cadeiras amarelas.  Todos sorriem.

3. Jana está sentada, vista do peito para cima, com a cabeça levemente de perfil para esquerda e olha ao longe.

Na área inferior esquerda a foto da palestrante, vista do peito para cima. À direita, sobre um fundo verde e em letras brancas, lê-se: Palestrante: Abaixo, sobre um fundo vermelho em letras brancas está o nome:  Jana Bemvindo.

No rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal:  União e Reconstrução.

2- Sobre fundo bege, há na área superior direita em diagonal uma faixa vermelha onde se lê em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há uma fotografia de Jana Bemvindo em uma sala. Ela é uma mulher negra com cabelos pretos cacheados na altura dos ombros. Está com uma camiseta preta com a inscrição “CASA DE BAMBA” em letras coloridas, um casaco estampado com arabescos coloridos e calça comprida terracota. Usa óculos de grau de armação escura e brincos vermelhos. Está sentada ao lado de uma mesa branca, onde há um notebook aberto e uma tela grande que exibe o título: “Casos da A Casa de Bambas”, seguido de tópicos em letras pequenas. A frente da mesa, há cadeiras amarelas com mesas acopladas. No rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

3-  Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há duas fotografias retangulares, uma acima da outra, sendo a de cima uma imagem aproximada. Em ambas está o mesmo grupo de pessoas na sala, com Jana Bemvindo entre elas. As pessoas estão dispostas em duas fileiras: uma em pé, ao fundo, e a outra agachada, à frente. No rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

4-. Em destaque, está um notebook aberto, posicionado sobre uma superfície branca. Na tela, há um slide.  Do lado esquerdo, está a foto de Jana Bemvindo. Ela está em pé, de frente, sorridente, com as mãos nos bolsos de uma calça azul que usa. Está com uma blusa branca de mangas cavadas. À direita, lê-se, em letras verticais azuis: Jana Bemvindo. À direita da foto, está o título da apresentação, em letras pretas sobre fundo branco: Princípios da Captação de Parcerias para Organizações Sociais. Na parte inferior da tela, um texto é visto parcialmente. Lê-se: Quem vai ministrar o treiname…, com o restante da frase cortado. No canto inferior direito da tela, há uma segunda foto de Jana, vista do peito para cima. Está com uma camiseta preta com o logotipo da Casa de Bambas.

No rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

5- Sobre fundo bege, há, na área superior esquerda, uma foto de Jana, vista do peito para cima. Ela sorri discretamente e usa uma camiseta preta com o logotipo da Casa de Bambas. A direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Jana Bemvindo. 

Na área superior direita, em diagonal, há uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. 

Abaixo estão os textos, em letras pretas

Janaína Bemvindo dos Santos, conhecida como Jana Bemvindo, é jornalista, capoeirista, empreendedora cultural e militante na promoção da inclusão através da capoeira. Sua formação é diversificada: Graduação em jornalismo, Pós-graduação em Comunicação Empresarial, tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Produção Cultural;

Atuando no Rio de Janeiro, Jana é cofundadora da “ A Casa de Bambas” ao lado do Mestre Jagunço, uma organização sem fins lucrativos que utiliza a capoeira como ferramenta de transformação social. A instituição promove atividades culturais, educacionais e esportivas voltadas para comunidades vulneráveis, com foco na inclusão e na igualdade de oportunidades.

No rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Fim da audiodescrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *