🌟 O MUF está em movimento: Gisele Moura
🌍✨ O MUF em movimento: Gisele Moura.
No dia 21 de agosto, o Museu de Favela teve a oportunidade de receber a pesquisadora Gisele Moura para uma palestra inspiradora sobre a relação entre questões climáticas, favelas e populações periféricas.
Com uma abordagem interativa, Gisele apresentou conceitos atuais e caminhos possíveis para enfrentar os desafios ambientais, convidando a equipe do MUF a refletir e aceitar o desafio de aprofundar esses temas no contexto do território. Sua contribuição foi essencial para fortalecer o planejamento de ações específicas voltadas ao PPG. Agradecemos ao CRJ (@crj) pela cessão da sala 1 durante as obras em andamento na base do MUF. ✨





Creditos:
Coordenação de Comunicação: Mônica Souza
Preparação de Texto: Luíza Rosa
Design: Tamara Silveira
Imagem/Fotografia: Bruno Martins
Audiodescrição: Imagética Acessibilidade
#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo
#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial
#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente
#PoliticaNacionalAldirBlanc
Audiodescrição:
Audiodescrição de um Carrossel com cinco cartazes de divulgação da Palestra ministrada por Gisele Moura. Em todos, no rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução.
Cartaz 1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais. No bloco superior há, uma faixa horizontal com 7 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas, três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça, o mapa do Brasil, mãos unidas que formam um quadrado, um galo, um pavão, mãos unidas formando um coração, uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.
No bloco central, há uma faixa preta. Em letras amarelas, lê-se: Palestra 4. Em letras brancas: Museus, Favelas e Meio Ambiente.
Abaixo, estão quatro fotos:
1-Fotografia de um grupo de dez pessoas reunidas em um ambiente interno de paredes claras. Elas posam para a foto em duas fileiras: seis em pé na parte de trás e quatro agachadas à frente. Gisele Moura está na fileira de trás. É uma mulher negra de pele clara, de cabelos castanho-claros, cacheados, na altura dos ombros, com a parte frontal presa para trás. Está com uma blusa bege. Todos estão sorrindo.
.
2. Gisele está em pé à frente de um grupo de pessoas sentadas em cadeiras amarelas. Ao lado dela, sobre uma mesa branca, há uma grande tela onde são projetados slides.
.
3- Gisele é vista da cintura para cima, com a cabeça levemente voltada para a esquerda, olhando ao longe. À esquerda dela, uma grande tela exibe um slide com textos e ilustrações, cujo título é: A Crise Climática.
.
4- Na área inferior esquerda, está a foto da palestrante, vista dos ombros para cima. Ela está com os cabelos soltos, na altura dos ombros, repartidos para o lado. À direita, sobre um fundo verde e em letras brancas, lê-se: Palestrante. Abaixo, sobre um fundo vermelho e também em letras brancas, está o nome: Gisele Moura.
.
Cartaz 2- Sobre fundo bege, há na área superior direita em diagonal uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há uma fotografia de Gisele Moura posicionada em frente a tela grande que exibe um slide com fotografias. Gisele sorri discretamente.
.
Cartaz 3 – Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há duas fotografias retangulares dispostas verticalmente. Na imagem superior, está Gisele Moura ao lado da grande tela que exibe fotografias. Ela é capturada de forma um pouco afastada, revelando Gisele com as mãos próximas, com os dedos quase se tocando. Na fotografia inferior, está o mesmo grupo apresentado no primeiro cartaz. Três pessoas estão em pé à esquerda da grande tela e quatro à direita. À frente, sentadas no chão, estão Gisele e outra mulher, com mais uma participante agachada ao lado.
.
Cartaz 4 – Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo está uma fotografia aproximada do grupo. Todos estão voltados para frente e sorriem.
.
Cartaz 5 – Sobre fundo bege, há, na área superior esquerda, uma foto de Gisele, vista dos ombros para cima sob céu azul claro com nuvens brancas esparsas. Gisele está com os cabelos soltos, na altura dos ombros, repartidos para o lado. À direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Gisele Moura
Na área superior direita, em diagonal, há uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF.
Abaixo estão os textos, em letras pretas: Sou cientista ambiental e articuladora de soluções climáticas, preta e periférica, com mais de 15 anos de atuação entre indústrias, gestão pública e terceiro setor. Atuo nos 5 últimos anos junto à Rede Favela Sustentável coordenando processos de um projeto de 5 anos de Justiça Climática. Conecto territórios, governos e instituições globais para transformar desafios socioambientais em ações práticas, sustentáveis e com impacto real. Minha atuação é guiada por estratégia coletiva e pela interseccionalidade entre raça, território, clima e sustentabilidade. Com abordagem transdisciplinar e anticolonial, evidencio saberes ancestrais, práticas periféricas e articulações de futuro. Já representei soluções locais de favelas em espaços como COP27 e G20 e colaborei com o Ministérios da saúde, das Cidades, Fiocruz e EPA, além de coordenar e gerir mais de 300 projetos e 900 pessoas através de um projeto multi eixo de Justiça Climática em uma rede que articula soluções sustentáveis de favelas.
Fim da audiodescrição.