🌟 O MUF está em movimento: Jana Guinond
A equipe do Museu de Favela segue se preparando para a atualização do PEDIMUF 2025 com uma série de palestras sobre temas fundamentais para o nosso museu e território.
No dia 14/08/2025, das 10h às 12h, tivemos a honra de receber Jana Guinond para a palestra “Museus, Arte e Cultura”. A partir do eixo da Memória, Jana enfatizou a importância do audiovisual para que as ações culturais do MUF sejam plenamente documentadas e difundidas. Todos da equipe foram convocados a compartilhar os desafios atuais do MUF.
As fotos registram a participação e o engajamento da equipe, reforçando o valor dessa troca para o fortalecimento do museu e do nosso território.
✨ Fique ligado! Vamos compartilhar todas as palestras desta série, que contribuirão para enriquecer ainda mais o MUF e nossa memória coletiva.
Agradecemos ao CRJ pela cessão da Sala 1, permitindo a realização da atividade mesmo com a obra em andamento na base do MUF.
Este projeto foi aprovado no Edital de Chamada Pública “Nossos Museus RJ” nº 05/24 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, SECEC-RJ, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB – Ministério da Cultura, Governo Federal.





Creditos:
Coordenação de Comunicação: Mônica Souza
Preparação de Texto: Luíza Rosa
Design: Tamara Silveira
Imagem/Fotografia: Bruno Martins
Audiodescrição: Imagética Acessibilidade
#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo
#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial
#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente
#PoliticaNacionalAldirBlanc
Audiodescrição:
Audiodescrição de um Carrossel com cinco cartazes de divulgação da Palestra ministrada por Jana Guinond. Em todos, no rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução.
1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais. No bloco superior há, uma faixa horizontal com 7 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas, três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça, o mapa do Brasil, mãos unidas que formam um quadrado, um galo, um pavão, mãos unidas formando um coração, uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.
No bloco central, há uma faixa preta. Em letras amarelas, lê-se: Palestra 3. Em letras brancas: Museus, Arte e Cultura.
Abaixo, estão quatro fotos:
1-Jana Guinond está sentada com as mãos unidas à frente do corpo. É uma mulher negra, com cabelos pretos cacheados, presos para o alto, e com as pontas mais claras. As sobrancelhas são delineadas, os olhos são grandes, e exibe um largo sorriso. Está com uma blusa branca com detalhes circulares amarelos, um cardigan também amarelo e uma calça branca. Ao fundo, há uma parede branca.
2. Jana está em um grupo de nove pessoas que posam para a foto. Algumas estão em pé, outras agachadas, diante da parede branca, na parte superior da qual há um aparelho de ar-condicionado. Próximo ao grupo, há cadeiras amarelas. Todos sorriem.
3. Jana é vista da cintura para cima, com a cabeça levemente voltada para a direita, olhando ao longe. À direita, há uma grande tela que exibe um slide com textos e fotografias
4- Na área inferior esquerda a foto da palestrante, vista do peito para cima. Ela está com os cabelos soltos, na altura dos ombros, e usa um vestido com pequenas estampas em preto e branco, com viés vermelho na parte frontal. À direita, sobre um fundo verde e em letras brancas, lê-se: Palestrante. Abaixo, sobre um fundo vermelho e também em letras brancas, está o nome: Jana Guinond.
2- Sobre fundo bege, há na área superior direita em diagonal uma faixa vermelha onde se lê em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há uma fotografia de Jana Guinond em uma sala. Ela está sentada ao lado de uma mesa branca, sobre a qual há um notebook aberto e uma tela grande que exibe um slide. Jana segura um celular com a mão esquerda e olha fixo para a frente.
3- Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há duas fotografias retangulares, uma acima da outra, sendo a de cima a imagem afastada e ampliada de Jana sentada ao lado da mesa. Na grande tela há um slide que mostra uma ilustração de um barco no mar. À esquerda da imagem, dois homens com camisas laranja retiram água da embarcação com baldes. À direita, dois homens com camisetas azuis estão sentados e sorriem discretamente. Na fotografia inferior, está o mesmo grupo apresentado no primeiro cartaz
4-. Fotografia aproximada de Jana, que está sentada ao lado da mesa, em uma cadeira amarela vista parcialmente. Ela olha para a direita com um largo sorriso. A mão direita repousa sobre o punho esquerdo e com a mão esquerda, segura um celular.
5- Sobre fundo bege, há, na área superior esquerda, uma foto de Jana, vista do peito para cima. Ela sorri discretamente. Ela está com os cabelos soltos, na altura dos ombros, e usa um vestido com pequenas estampas em preto e branco, com viés vermelho na parte frontal. À direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Jana Guinond.
Na área superior direita, em diagonal, há uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF.
Abaixo estão os textos, em letras pretas: Diretora e apresentadora do “Programa Usando a Língua” na CULTNE TV. Atriz, pedagoga, Mestra em Patrimônio, Cultura e Sociedade na UFRRJ, Produtora Executiva do Encontro Internacional Alafiá Mundo, Co-idealizadora da Mimunegra- Mostra Internacional de Artes da Mulher Negra desde o ano de 2011, Integrante dos Grupos de pesquisas: Grupo de Estudo Patrimônio, Educação e Cultura Afro-Brasileira- Gepecafro (UFRRJ) e LIDD- Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade- UFRJ. Alguma premiações e homenagens recebidas: Troféu da Resistência- OAB- Barra da Tijuca-2025; Prêmio Pretas Potências- SP em 2023, categoria: Patrimônio Imaterial- Memória; Recebeu a Moção Honrosa: Pretagonismo na Câmara Municipal do RJ (2023); Medalha Rosa Egipcíaca de Arte e Literatura de Axé (2023) e Moção Zumbi dos Palmares e Levante Negro na OAB (2023).
Fim da audiodescrição