🎤 O MUF em Movimento: Leonardo Oliveira

🎤 O MUF em Movimento: Leonardo Oliveira

No dia 9 de outubro, das 10h às 12h, o MUF recebeu Leonardo Oliveira para uma palestra potente sobre acessibilidade nos espaços museais e na sociedade.

Durante o encontro, Leonardo destacou que combater o capacitismo é também uma forma de preservar a dignidade e a diversidade das experiências humanas. Ele ressaltou que o museu deve ser um lugar de escuta, acolhimento e transformação, onde todas as vozes possam ser ouvidas e representadas.

.

🌿 A fala inspirou a equipe do MUF a repensar o seu papel agente ativo na construção de uma sociedade mais acessível e empática, em que a diferença seja reconhecida como potência.

Creditos:

Créditos: 

Coordenação de Comunicação: Mônica Souza

Preparação de Texto: Luíza Rosa

Design: Tamara Silveira

Imagem/Fotografia: Bruno Martins e Leonardo Oliveira

Audiodescrição: Imagética Acessibilidade

#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo 

#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial

#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente

#PoliticaNacionalAldirBlanc

Audiodescrição: 

Audiodescrição de um Carrossel com quatro cards da Palestra ministrada por Leonardo Oliveira. Em todos, no rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal:  União e Reconstrução.

1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais.  No bloco superior há, uma faixa horizontal com 9 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas, três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça, o mapa do Brasil, mãos unidas que formam um quadrado, um galo, um pavão, mãos unidas formando um coração, uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.
No bloco central, há uma faixa preta. Em letras amarelas, lê-se: Palestra 8. Em letras brancas: O papel do museu no combate ao capacitismo.
Abaixo, estão quatro fotos: 

1-  Fotografia de Leonardo sentado em uma cadeira plástica branca, sobre um palco com piso de madeira. Ele é um homem branco, de cabelos escuros, ondulados e volumosos, cego, barba curta e bigode pretos. Usa uma camiseta preta com estampa colorida na parte frontal e calça jeans azul. Exibe um sorriso discreto. Aos pés de Leonardo, está deitado um cão-guia. À frente, vê-se parcialmente outras pessoas sentadas.
2- Fotografia capturada à direita do palco, de oito pessoas sentadas em círculo no interior de um teatro. À esquerda, há fileiras de cadeiras fixas na cor laranja, dispostas em degraus, onde quatro pessoas estão sentadas. Mais ao centro, duas pessoas ocupam cadeiras de madeira, e à direita está Leonardo. Ao lado dele, vista parcialmente, está outra pessoa sentada no chão do palco.
3- Fotografia capturada de frente para o palco, mostrando o mesmo grupo retratado na imagem anterior. A pessoa sentada ao lado de Leonardo, está com a cabeça baixa e escreve em um notebook apoiado sobre as pernas.  O espaço possui piso de madeira e fundo escuro. Na parede lateral esquerda, estão dois extintores de incêndio e um bebedouro alto de cor clara.
4-Na área inferior esquerda, está a foto do palestrante, visto dos ombros para cima. Ele usa uma camiseta preta e fones de ouvido brancos. Ao fundo, desfocada, está a fachada de um prédio histórico em pedra, com colunas brancas. À direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Leonardo Oliveira.
 

2- Sobre um fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há duas fotografias dispostas verticalmente. A imagem superior retrata o grupo de oito pessoas posando sobre o palco. Ao centro, está Leonardo, sentado na cadeira plástica branca. À frente dele, o cão-guia preto está deitado. Atrás de Leonardo, cinco pessoas estão em pé, lado a lado, e outra está agachada, com o joelho direito apoiado no chão. Todos sorriem. Na fotografia inferior, o grupo está sentado. À direita, próxima a Leonardo, está uma senhora em pé. Ela usa um vestido estampado e segura uma garrafinha de água

3-  Sobre um fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, está a fotografia de Leonardo, sentado na cadeira plástica branca, com a alça guia do cão preto apoiada sobre a coxa esquerda.

4- Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. À esquerda há a foto ao ar livre de Leonardo Oliveira que é visto do peito para cima. Leonardo é um homem branco, cabelos escuros, ondulados e volumosos, cego, barba curta e bigode pretos. Usa camisa preta e fones de ouvido brancos. Ao fundo, desfocada, está a fachada de um prédio histórico em pedra, com colunas brancas. À direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Leonardo Oliveira. Abaixo, lê-se: Leonardo Oliveira é membro da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz, onde atua na dimensão de formação. Palestrante, trabalha como consultor em acessibilidade e em audiodescrição. Participou como coautor na elaboração de artigos publicados em livros e revistas dedicados ao tema da acessibilidade cultural. Leonardo também é músico, instrumentista, cantor e compositor, tendo realizado pequenos trabalhos também nessa área.
Fim da audiodescrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *