🌟 O MUF está em movimento: Isabel Gomes
Na última quinta-feira, 7 de agosto, aconteceu a segunda palestra da nossa jornada formativa para a atualização do PEDIMUF. O encontro teve como tema “Museus e Memória” e foi conduzido por Isabel Gomes, museóloga, membra da Rede Museologia Kilombola e vice-presidenta da entidade.
.
Isabel compartilhou reflexões potentes sobre memória negra, preservação de saberes e práticas museológicas comprometidas com reparação e justiça histórica. Agradecemos imensamente pela troca inspiradora! 💬🖤
.
Nosso agradecimento especial ao Centro de Referência da Juventude (CRJ @crjppg ) pela acolhida e pela cessão da sala 1, fundamental para a realização do encontro, especialmente neste momento de obras em nossa base no MUF.
.
Seguimos firmes na construção coletiva do novo PEDIMUF! ✊🏽🏘️
Este projeto foi aprovado no Edital de Chamada Pública “Nossos Museus RJ” nº 05/24 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, SECEC-RJ, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB – Ministério da Cultura, Governo Federal.






Creditos:
Coordenação de Comunicação: Mônica Souza
Preparação de Texto: Luíza Rosa
Design: Tamara Silveira
Imagem/Fotografia: Bruno Martins
Audiodescrição: Imagética Acessibilidade
#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo
#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial
#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente
#PoliticaNacionalAldirBlanc
Audiodescrição:
Audiodescrição de um Carrossel com cinco cards da Palestra ministrada por Isabel Gomes. Em todos, no rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução.
1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais. No bloco superior há, uma faixa horizontal com 7 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas, três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça, o mapa do Brasil, mãos unidas que formam um quadrado, um galo, um pavão, mãos unidas formando um coração, uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.
No bloco central, há uma faixa preta. Em letras amarelas, lê-se: Palestra 2. Em letras brancas: Museus e memória.
Abaixo, estão quatro fotos:
1- Isabel Gomes, é uma mulher negra, de cabelos pretos no estilo Black Power. Usa óculos de grau com armação escura e aparelho ortodôntico. Está com uma blusa preta com estampa em preto e branco no contorno do decote, jaqueta jeans e calça preta. Está sentada em uma cadeira amarela, em frente a um notebook aberto, ao lado de uma grande tela onde está sendo projetado um slide com texto.
2- Isabel é vista do peito para cima. Está com o olhar levemente voltado para o alto e sorri.
3- Fotografia de sete pessoas que olham para frente e sorriem. Quatro estão posicionadas à esquerda da grande tela, que exibe uma colagem de fotos. À direita, há outras quatro pessoas, entre elas, Isabel.
4-Na área inferior esquerda, está a foto da palestrante, vista dos ombros para cima. A cabeça está inclinada para a direita, e olha de canto de olho. Usa uma faixa amarela nos cabelos e uma blusa de linha da mesma cor, entremeada com branco.
À direita, sobre um fundo verde e em letras brancas, lê-se: Palestrante: Abaixo, sobre um fundo vermelho em letras brancas está o nome: Isabel Gomes.
2- Sobre um fundo bege, há na área superior direita em diagonal uma faixa vermelha onde se lê em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há uma fotografia de Isabel Gomes em uma sala. Ela está em pé diante de uma mesa branca, sobre a qual está apoiada a grande tela. Nela, está o título em letras azuis: Memória como fortalecedor, e, em letras verdes: Isabel Gomes.
3- Sobre um fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. Abaixo, há duas fotografias retangulares, dispostas uma acima da outra. Na de cima mostra uma imagem aproximada do mesmo grupo presente no primeiro cartaz. Na de baixo, está Isabel sentada ao lado da mesa branca, sobre a qual estão apoiados a grande tela e o notebook. Isabel está de perfil para esquerda, com a testa franzida e os lábios entreabertos. A mão direita está espalmada para cima, apontando na direção do notebook.
4– Nesse card está o grupo de nove pessoas reunidas em frente a mesa branca. Quatro estão em pé na fileira de trás, e outras quatro estão agachadas na frente. Isabel está posicionada entre as duas fileiras, com o tronco levemente agachada. As roupas são variadas e coloridas, incluindo estampas, peças lisas e estilos casuais. Todos sorriem.
5- Sobre fundo bege, há, na área superior esquerda, uma foto de Isabel, vista dos ombros para cima. A direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Isabel Gomes.
Na área superior direita, em diagonal, há uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF.
Abaixo estão os textos, em letras pretas: Isabel Gomes- Museóloga (Corem 2R. 1390-l) pelo curso de Museologia da UNIRIO. Sou membra da Rede Museologia Kilombola e estou como sua vice-presidente. Coidealizadora da Medalha pela Reparação da Memória Negra na Museologia Neyde Gomes de Oliveira.
Estagiei no Museu da República- RJ. Participei do Projeto Marias Jongueiras- Acervo da Tia Maria do Jongo, da Casa do Jongo da Serrinha. Atualmente estou atuando como museóloga do Renascença Clube. Sou membra do ICOM- BR no qual participo do Comitê Permanente Antirracista. Tenho como objetivo a preservação da memória negra e seus saberes.
Fim da audiodescrição