📢 Convite – Oficinas de Acessibilidade: Leonardo Oliveira

📢 Convite – Oficinas de Acessibilidade: Leonardo Oliveira

 O Museu de Favela convida para duas oficinas de acessibilidade, abertas aos moradores, aos profissionais que atuam no PPG  e ao público em geral. Quem conduzirá as oficinas será o profissional Leonardo Oliveira, consultor de acessibilidade. 

.

Nessas atividades, vamos refletir sobre o combate ao capacitismo, compreender como expressões capacitistas estão presentes no nosso cotidiano, identificar barreiras físicas e atitudinais que dificultam a participação plena de pessoas com deficiência e pensar juntos estratégias para construir espaços mais inclusivos e respeitosos. Participe e traga uma pessoa amiga.

.

🗓️ 25 de setembro (quinta-feira)
14h às 16h
📍 CRJ – Rua Alberto de Campos, 12, subsolo

.

🗓️ 27 de setembro (sábado)
10h às 12h
📍 Salão da Associação de Moradores do Pavão/Pavãozinho

🎟️ Entrada gratuita

Este projeto foi aprovado no Edital de Chamada Pública  “Nossos Museus RJ” nº 05/24 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, SECEC-RJ, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB – Ministério da Cultura, Governo Federal.

Creditos:

Coordenação de Comunicação: Mônica Souza

Preparação de Texto: Luíza Rosa

Design: Tamara Silveira

Imagem/Fotografia: Leonardo Oliveira

Audiodescrição: Imagética Acessibilidade

#PraTodosVerem – a imagem possui recurso de texto alternativo 

#museudefavela #querovisitar #MuseologiaSocial

#NossosMuseusRJ #SececRJ #CulturaPresente

#PoliticaNacionalAldirBlanc

Audiodescrição: 

Audiodescrição de um Carrossel com dois cartazes de divulgação da Palestra ministrada por Leonardo Oliveira. Em todos, no rodapé, constam os logotipos do MUF- Museu de Favela, da PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, e das instituições responsáveis pela realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura e Governo Federal:  União e Reconstrução.

1- O cartaz é colorido, dividido em três blocos horizontais.  No bloco superior há, uma faixa horizontal com 9 ícones quadrados coloridos: casas sobrepostas; três pessoas que aproximam duas peças de um quebra cabeça; o mapa do Brasil; mãos unidas que formam um quadrado; um galo; um pavão; mãos unidas formando um coração; uma aquarela e um spray de tinta. Abaixo há um mosaico com fotos coloridas do território do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, casas-tela pintadas em grafite, quadros, ações no museu com pessoas e cenas urbanas. Abaixo, em uma faixa estreita vermelha em letras brancas, lê-se: PEDIMUF 2025 a 2029.No bloco central, há uma faixa preta com os dizeres em letras amarelas: Oficinas gratuitas sobre acessibilidade. Em letras brancas, lê-se: Para moradores e profissionais que atuam no PPG. Abaixo, em uma faixa estreita amarela e em letras pretas: Com Leonardo Oliveira.Abaixo, estão os textos: Vamos falar de: Acessibilidade, capacitismo, expressões capacitistas e barreiras. Oficina 1: Dia 25 de setembro (Quinta-feira); Horário das 14 às 16 horas; Local: CRJ- Alberto de Campos 12 (Subsolo). Oficina 2: Dia 27 de setembro (sábado); Horário: das 10 às 12 horas. Local: Salão da Associação de Moradores do Pavão/ Pavãozinho..


2-Sobre fundo bege, há, na área superior direita e em diagonal, uma faixa vermelha onde se lê, em letras brancas: PEDIMUF. À esquerda há a foto ao ar livre de Leonardo Oliveira que é visto do peito para cima. Leonardo é um homem branco, cabelos escuros, ondulados e volumosos, cego, barba curta e bigode pretos. Usa camisa preta e fones de ouvido brancos. Ao fundo, desfocada, está a fachada de um prédio histórico em pedra, com colunas brancas. À direita da foto, há duas faixas, uma verde e outra vermelha. Na faixa verde, em letras brancas, lê-se: Palestrante. Na vermelha, também em letras brancas: Leonardo Oliveira. Abaixo, lê-se: Leonardo Oliveira é membro da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz, onde atua na dimensão de formação. Palestrante, trabalha como consultor em acessibilidade e em audiodescrição. Participou como coautor na elaboração de artigos publicados em livros e revistas dedicados ao tema da acessibilidade cultural. Leonardo também é músico, instrumentista, cantor e compositor, tendo realizado pequenos trabalhos também nessa área.

Fim da audiodescrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *