O Museu de Favela (MUF) é um museu territorial e comunitário criado em 2008 por moradores e lideranças culturais das favelas do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. Aqui, o acervo vivo são as pessoas, suas memórias e seus modos de vida.
Instalado nas encostas do Maciço do Cantagalo, entre Ipanema, Copacabana e Lagoa, o MUF reúne milhares de casas, becos e escadarias que guardam histórias da cidade que quase nunca aparecem nos cartões-postais. O território-museu abriga um rico patrimônio cultural, vistas panorâmicas da “Cidade Maravilhosa” e a Galeria de Arte a Céu Aberto - o Circuito das Casas-Tela, com murais e portais que contam, com imagens e versos, a trajetória das comunidades. Desde novembro de 2024 esse circuito recebeu mais 5 trabalhos artísticos que valorizam as expressões culturais do morro, bem como personagens importantes dessa comunidade. Além disso, placas artísticas foram instaladas em locais estratégicos para valorizar a importância das instituições parceiras e da solidariedade na comunidade.
O MUF tem uma sede, que é a base operacional de suas ações, que está completamente reformada e comporta ambientes físicos e digitais, integrando acervos, experiências com realidade virtual, uma sala imersiva e um game interativo. São cerca de 1700m² de novos ambientes com exposições de longa e curta duração, auditório, loja com produtos de redes criativas locais e café, além de uma vista exuberante da nossa Cidade Maravilhosa.
Venha conosco viver essa nova experiência!