Confira o artista Orlando Ribeiro na finalização da casa-tela no Terreirão, Cantagalo.
Este projeto foi aprovado no Edital Conexões Urbanas da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
- Direção/produção de vídeo: Ísis Vieira
- Design: Tamara Silveira
- Preparação de Texto Alternativo: Leonardo Dias
- Preparação de texto e Coordenação: Mônica M. S. Souza.
#ParaTodosVerem – as imagens possuem recurso de texto alternativo
#querovisitar #museudefavela #sececrj
Texto alternativo:
Vídeo horizontal. Feixes amarelo, vermelho, azul e verde passam por tela preta e transicionam para uma tela branca. No centro, os feixes envolvem parcialmente algumas casas coloridas sobrepostas. Ao lado esquerdo das casas, há um poste preto de luz. Abaixo do desenho, em letras pretas: “Travessia de cores”. Um homem de camiseta estampada e shorts azul marinho está sentado sobre uma tábua de madeira em um andaime, onde há também potes de tinta e outros recipientes. Ele segura um pincel na mão direita e o molha na tinta vermelha. A imagem transiciona para o homem pintando o muro de uma das casas tela do projeto “travessia de cores”.
Em seguida, surge o rosto do pintor, que tem cabelos grisalhos na altura das orelhas e está com um objeto na boca. No canto inferior direito, uma tarja vermelha, com detalhes em azul, amarelo e verde e inscrição em letras brancas e amarelas: “Orlando Ribeiro. Casa-tela no Terreirão – PPG”. Foco na mão esquerda de Orlando, que possui uma aliança no dedo anelar.
Escadas de madeira apoiadas no muro da casa e parte do andaime de ferro aparecem na imagem. De baixo para cima, pouco a pouco, o artista surge sobre a tábua de madeira do andaime, ao lado de materiais de trabalho.
Poste com muitos fios emaranhados aparecem na tela. Atrás dele, pintura completa do muro da casa-tela. Novamente a imagem muda e foca em Orlando pintando parte de sua obra, onde pode-se ver uma mulher negra de turbante à frente de algumas casinhas simples.
Ao final do vídeo, sobre fundo branco: “Realização: logo do Museu de Favela; Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução”.
.